terça-feira, 29 de setembro de 2009

Praia de Jauá - Bahia - Brasil


JAUÁ pertencente ao distrito de Vila e Abrantes e localizada entre os km 15 e 16 da Estrada do Coco, a Praia de Jauá é a primeira de acesso livre do Município de Camaçari. O distrito de Vila de Abrantes, onde se localiza a praia de Jauá, foi a primeira sede do Município, fundada em 1758 na aldeia indígena Espírito Santo, passando a ser denominada Vila Nova de Abrantes do Espírito Santo.


Foto da Praia de Jauá - Bahia - Brasil

Jauá, é o nome de uma espécie de papagaio, típica desta região do litoral da Bahia, e seu nome indígena serviu para batizar a praia.

Foto Praia  de Jauá - Bahia - Brasil


Antiga vila de pescadores, Jauá tem durante um único dia duas paisagens distintas e igualmente encantantadoras: com a maré cheia, o mar se mostra encorpado com ondas e bastante movimento, contrastando com a maré baixa, quando se cria uma enorme piscina que vai diminuindo com o passar do tempo, expondo as rochas características desta praia e formando um aquário natural, propício para mergulhos com máscara e snorkel e para relaxantes banhos. Jauá é uma bela praia, recomendada, inclusive, para crianças.


LOCALIZAÇÃO DE JAUÁ

A Praia de Jauá está situada na Estrada do Coco (Costa dos Coqueiros), litoral norte de Salvador, Bahia. De extensão quilométrica, com areias brancas e águas mornas, é também cercada por dunas brancas. Recifes formam piscinas naturais na maré baixa, em algumas partes da praia que, ao sul, é quase deserta.

A Costa do Coqueiros é localizada na região norte do estado da Bahia e é composta por praias belíssimas e pouco freqüentadas, totalizando 193 km. Abrange Lauro de Freitas, Jauá, Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte, Imbassaí, Porto de Sauípe, Subaúma, Sítio do Conde, Mangue Seco, dentre outras localidades. A Estrada do Coco e seu prolongamento, a Linha Verde (BA-099), interligam a região. Tratam-se de vias conservadas e privatizadas.

COMO CHEGAR A JAUÁ

Existem duas formas de se chegar à praia de Jauá. A primeira delas é pelo acesso principal, localizado entre os km 15 e 16 da Estrada do Coco, menos de 1 km após o Pedágio. Trata-se de uma área urbana denominada de Pé de Areia, nome que se refere às dunas presentes no local e onde acontece, todos os anos, uma festa em homenagem ao padroeiro São Miguel. Deste local até a praia são cerca de 3 km em via asfaltada.

O acesso alternativo está localizado no km 12 da Estrada do Coco, na Prefeitura Avançada de Camaçari. Trata-se de um caminho com 4 km de extensão pelo distrito de Vila de Abrantes.

Existe um serviço regular de ônibus e minibus para Salvador (exceto à noite).


PRAIAS DE JAUÁ

Sem dúvidas, os cerca de 2,5, km de orla, composta por quatro praias do sul ao norte (Praia do Japonês, Sororoca, Pedra da Baleia e Praia do Grilo), são o grande atrativo de Jauá. A praia de Jauá é perfeita para quem gosta de apreciar uma cerveja gelada, uma água de coco, comer um apetitoso acarajé ou saborear um delicioso prato de frutos do mar. São mais de 50 opções de barracas de praia, além de restaurantes, pousadas, mercado, farmácia, locadoras de filmes, praças e belas paisagens.

A Praia do Japonês está localizada no extremo sul de Jauá, mais próxima a Busca Vida. Trata-se de uma praia própria para o surf, com ondas altas e sem pedras. O nome da praia é decorrente do primeiro habitante do local, um japonês.

A Praia da Sororoca é o primeiro trecho de praia ao sul. Devido à ausência de quebra-mar, possui ondas fortes, sendo muito procurada para a pratica do surf, kitesurf e outros esportes do gênero. Embora não possua calçadão e seja um pouco afastada do centro urbano, é muito utilizada para caminhadas. Seu acesso é através da Rua Aquarius, onde se inicia a via alternativa para Vila de Abrantes.

A Pedra da Baleia é uma região da orla localizada no centro urbano, protegida por recifes que, durante a maré baixa, formam imensas piscinas naturais com águas mornas e calmas. Esta área também serve de porto para os pequenos barcos pesqueiros que enriquecem a bela paisagem. Nesta praia há um calçadão a beira-mar para caminhada, além de uma pequena praça para a prática de atividades físicas.

Na Praia do Grilo, localizada ao norte, logo após a praia da Baleia, há a predominância de recifes, com formação de piscinas naturais, e um vasto coqueiral. Antigamente havia no local uma grande quantidade de grilos, o que deu nome ao local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário