terça-feira, 29 de setembro de 2009

Exposição | indique
Evento: De um Mundo ao Outro – Pierre Verger nos anos 30
Data: 29/9/2009 a 4/10/2009
Local: Palacete das Artes - Museu Rodin Bahia
Endereço: Rua da Graça, 292 - Graça
Horário: terça a domingo das 10h às 18h
Valor: Gratuito
Mais Informações: Até 16/10
Release
Cultura da Bahia, através do Fundo de Cultura, apresenta: De um Mundo ao Outro – Pierre Verger nos anos 30. A exposição retrata o grande momento de transição pessoal e profissional do artista, responsável por influenciar a sua entrada definitiva no mundo da fotografia. A mostra, que será exposta no Palacete das Artes Rodin Bahia e na Aliança Francesa, será inaugurada com um coquetel no dia 15 de setembro, e permanece aberta ao público entre os dias 16 de setembro e 18 de outubro. Já na Aliança Francesa, serão apresentadas algumas fotografias de Paris feitas por Pierre Verger especialmente para a Exposição Universal de 1937.

Cerca de cento e oitenta fotos, 30 documentos originais, 11 reproduções grande formato e um audiovisual mostram como era o ambiente cultural-artístico vivido por Verger nos anos 30. “Este é um período pouco conhecido da carreira do fotógrafo. A exposição é uma tentativa de compreender a origem do olhar de Verger relacionando-o com o contexto da época”, declara a curadora da mostra Cláudia Pôssa que ministrará, no dia 24 de setembro na Aliança Francesa, com o co-curador Alex Baradel, uma palestra sobre a exposição inédita de Pierre Verger. Além disso, a mostra revelará ao público imagens e documentos de artistas da época que, através da convivência, influenciaram direta ou indiretamente a vida pessoal e artística de Pierre Verger, considerado um dos grandes símbolos da relação entre Brasil e França.

“Esta época é marcada pelas descobertas de outras culturas por Verger. É um momento de ruptura, onde ele deixa de viver a vida burguesa e passa a olhar o mundo de outra forma. Por isso, escolhemos este período da vida do artista para montar uma exposição”, explica o co-curador Alex Baradel. Na década de 30, após a morte da mãe, última ligação do artista com o mundo burguês, ele rompe com este estilo de vida e passa a conviver com pessoas que mudariam de vez a sua existência. Como por exemplo, Pierre Boucher – responsável pela iniciação de Verger na fotografia – René Zuber, Emeric Feher e Maurice Baquet. Na mostra serão exibidos também cartazes de Cassandre – um dos artistas gráficos mais conhecidos da França – assim como desenhos de Fabien Loris.

A montagem da exposição, produzida pela Capim Rosa Chá, faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil, celebrado em 2009. Esta celebração é uma das iniciativas dos governos do Brasil e da França, com o objetivo de aprofundar as relações nas esferas cultural, econômica e acadêmica entre os dois países, além de homenagear a ligação forte entre estas duas nações.


A programação, bem como local, censuras e horários são fornecidos pelos promotores do evento. Não nos responsabilizamos por mudanças que possam ocorrer após a divulgação das informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário