sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mergulho é um dos atrativos de Camaçari
Arquivo - Ascom

Jauá é uma das praias propícias para o mergulho

A beleza das praias de Camaçari, que abriga o Caminho dos Sete Paraísos, garante programa especial para quem curte mergulho. Recifes de corais, variadas espécies marítimas, vegetação exuberante e embarcações naufragadas tornam a costa do Município ainda mais atraente para moradores e visitantes. Os pontos são de fácil acesso e podem ser explorados graças à estrutura e acompanhamento montados pela Secretaria de Turismo do Município (Setur).

Famosa pelas águas tranqüilas e dunas de areia branca, Jauá é um dos principais destinos para o mergulho. A existência dos navios Salvador, Paraná e Gambi, fundeados na costa, dão ao visitante uma oportunidade única para um passeio na história dos naufrágios do litoral baiano. Outra opção é a ponta da Bancada (recife de coral) ou as piscinas naturais da praia do Grilo.

Depois de passar por Jauá, o visitante pode aproveitar para conhecer as belezas de Arembepe, onde está naufragado o navio Negreiro. Já em Guarajuba, uma das mais belas e badaladas praias do Caminho dos Sete Paraísos, os arrecifes formam piscinas naturais, excelentes para o banho e o mergulho de baixa profundidade. Com cerca de 200 metros de distância entre a praia e a grande barreira natural, a praia é uma espécie de baía que atrai pessoas de todas as idades.

Itacimirim também oferece ótimas opções, como passeio pelo navio Curuzu, que na maré baixa fica há apenas 8 metros de profundidade. A praia, último paraíso de Camaçari, é ideal para a prática do kite surf.

SERVIÇO
Quem quiser passear nas embarcações naufragadas, pode contatar a empresa SMRC, que também ministra cursos de mergulho. De acordo com o coordenador Rosival Silva, o passeio é feito com acompanhamento de um instrutor e um supervisor, que garantem apoio técnico às pessoas.

“Para o visitante que nunca mergulhou, ainda temos o passeio de batismo, que não ultrapassa os 12 metros de profundidade”, explica o coordenador. A duração é de 30 minutos.

SEGURANÇA
As pessoas que freqüentam as praias de Camaçari e que quiserem fazer um dos diversos passeios não precisam se preocupar com a segurança. É que além dos técnicos em mergulho, uma equipe formada por 50 salva-vidas, da Defesa Civil, garante a tranqüilidade de turistas e moradores.

Os postos, equipados com maleta de primeiros socorros, prancha long board, binóculo, flutuador com amarra e corda com terminal, funcionam todos os dias das 7h30 às 17h. O serviço ainda conta com uma viatura para atendimento itinerante com maca para imobilização com colete cervical e pala para a cabeça.

Rose Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário